quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Finalmente...

... o meu mau feitio tem repercussões positivas.



"Mau feitio dá mais dois anos de vida

Estudo prova que quem mostra logo os seus sentimentos negativos corre menos riscos de saúde

A Universidade de Jena, na Alemanha, avança um estudo onde explica porque é que se devem expressar as emoções negativas: isso pode aumentar dois anos na esperança média de vida. Italianos e espanhóis vivem mais do que os ingleses, porque, segundo os cientistas, os britânicos são mais “controlados”."

Fonte: revista sábado

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Um simples gesto...

Hoje fiquei agradavelmente surpreendida quando cheguei ao escritório.

Tinha uma caixa gigante de ferreros à minha espera. Achei que teria sido o meu chefe. Até aí nada de mais.

Mas quando o R. chegou, um colega meu, disse que havia sido um cliente que me deu essa caixa, como sinal de gratidão e lembrança. Eu tratei do caso dele e, muito embora nem sequer tenha aparecido o meu nome na peça (a vida de estagiária é mesmo assim, faz-se o trabalho, mas nada de reconhecimento) ele decidiu presentear-me.

Às vezes um simples gesto faz-nos ganhar o dia...

E logo eu, que até nem gosto nada de ferreros =)



Adeus Natal, até pro ano...

Caros amigos, como correu o V/ natal?

O meu natal, mais uma vez, foi na companhia da família mais próxima, onde rimos, conversamos, e claro está, passamos bons momentos no jogo da sueca...

O que eu me ri, num jogo recheado de amigos, renúncias, roubalheira de cartas e truques para o aldrabanço...

Mas é mesmo assim, quer-se o pessoal animado e bem disposto.

No dia 25, cumprindo a tradição, foi a vez de visitar o resto da família. 
Acordou-se muito cedo (dormi 4h) em direcção à terra natal - Baião do meu coração...

Ri mais um pouco com a família encontrei os primos, os tios, os avós, o namorado =)... E, uma tarde a jogar matrecos com a família =)

Mas já passou. Restam agora as boas lembranças e as conversas que se vão ter sobre esta data...

Espero que o V/ natal tenha sido memorável...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Coisas que não suporto #3

Cumprindo a rotina matinal de ler jornais da actualidade, vejo uma notícia no JN, no mínimo insólita.

Digo "insólita" para não insultar o estupor do "gerente"!!!


http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=2956755 


Um Senhor, a meio de um dia de trabalho dirigiu-se a uma entidade bancária para levantamento de um cheque.
De imediato, foi impedido de permanecer no interior da dita entidade bancária por não estar suficientemente limpo e arranjado.

WTF???

Por muito que uma pessoa fosse deplorável, nunca, mas nunca, um gerente devia impedir essa pessoa de ser atendida e muito menos, atende-lo na rua. Como se de um animal se tratasse.

E mais, ainda disse que o Senhor tinha aspecto de ser romeno.

Como se não bastasse, além da descriminação sofrida em virtude da roupa modesta, poderia sofrer discriminação racial.

A atitude além de quebrar todas as regras de ética roça a prática de um crime previsto na Constituição da República Portuguesa e no Código Penal.

"Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."









"  Artigo 240.º
Discriminação racial, religiosa ou sexual
 
(...)
2 - Quem, (...)
c) Ameaçar pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual;
com a intenção de incitar à discriminação racial, religiosa ou sexual, ou de a encorajar, é punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos."


O Senhor, permaneceu calmo e decidiu, (muito bem) chamar a GNR para apresentar queixa contra este sujeito, que perante tal situação recusou-se a identificar-se.

Ora, pergunto-me, se estava lá um agente policial, a receber o depoimento de um civil, no mínimo, o GNR devia exigir que o gerente se identificasse. Porque?
No risco de incorrer no crime de desobediência, porque todos nós somos obrigados a identificarmo-nos.

Simples não?

Não, parece que não aconteceu nada a este sujeito.

Se virem o vídeo publicado no JN, o sujeito ainda se acha com muita razão, e mais, o Senhor em causa, aparenta ser um trabalhador ou rural ou da construção civil pela forma que se encontra vestido, mas, de forma nenhuma, me parece minimamente indecente para ser vedado de entrar num estabelecimento comercial.

Só gostava de saber quem foi o iluminado que decidiu por este asno como gerente.!!

E espero sinceramente que este sujeito seja despedido.!!!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Avisam-se as senhoras que as imagem que se seguem podem ferir susceptibilidades...

Bom dia a todos,

Hoje de manha, na minha rotina matinal de casa-trabalho, encontrei algumas personagens um tanto ou quanto curiosas.

Eu sei que de manha as pessoas acordam sonolentas e com muita preguiça, arranjam.se à pressa e saem de casa. Mas não é por isso que saímos de pijama, ou pantufas...

Ora, se não saímos assim, porque raio havemos de sair como se fossemos para o circo?

Mal entrei no bus, e me sentei dei de caras com uma senhora, por volta dos seus 40 e muitos anos com uma sombra preta nos olhos. Até aí, tudo bem, muita gente usa e tal...

Mas não assim:

Era tal e qual a que eu vi.

E diga-se sombra mal amanhada e só isso.

Depois encontrei uma rapariga, por volta dos seus 20 e muitos anos com uma sombra cor de rosa fucsia, muito bem espalhada por toda a pálpebra. 

Assim:






E pergunto-me, porque carga de água saem assim de casa.

Ou eu, firo as minhas susceptibilidades por qualquer coisa, ou estas pessoas não têm noção do rídiculo.

Eu acredito, e sei, que muitas raparigas não têm muito jeito para se maquilharem. 
Eu também já fui uma dessas raparigas. O que fiz?

Horas e horas de youtube a ver e aprender técnicas com as gurus de maquilhagem e a treinar em casa.

Resultado, não saio à rua a fazer figuras tristes.

Vejo muitas pessoas com maquilhagens perfeitas na rua, algumas com tons que eu não usaria. Mas que têm uma técnica de execução perfeita.

Outras, parecem palhaços.

Mas, para que não fiquem com estas imagens na cabeça, deixo-vos aqui verdadeiras obras de arte...













Era assim que uma pessoa devia acordar todas as manhãs...





Imagens retiradas do Google

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Natal está à porta...

... e não vejo casas enfeitadas como nos anos anteriores...



Na minha rua, as pessoas enfeitavam as casas todos os anos, cheias de luzes, com várias decorações, chegava a existir uma pequena rivalidade para ver quem é que punha mais luzes e as decorações mais bonitas.

Este ano, a minha casa é a única que está enfeitada.

As ruas estão mais tristes.

Para condizer com a tristeza das pessoas...

Sente-se a angústia no ar, as pessoas estão preocupadas com contas, com perca de empregos, com a comida a escassear, com a prestação da casa, etc...
Nunca vivi numa situação de desespero, nem nunca me vi privada de nada (que se ache indispensável e normal, não estou a falar de viver a vida like a popstar). E não sei a angústia de não ter o que comer.

Por isso, este Natal, decidi não comprar prendas como nos anos anteriores, vou apenas oferecer uma pequena lembrança para não deixar passar a época em vão.
Não quero que seja um Natal consumista, quando sei, que este ano milhares de famílias se vão ver privadas de ter um Natal condigno.
Quando sei, que milhares de pessoas estão na rua e outras tantas, muito embora tenham possibilidades económicas estão na maior solidão.

Por isso, faço aqui um apelo, sejam solidários.
Vamos dar uma volta aos armários e aos brinquedos que não usamos e vamos doar roupa e brinquedos.

Vamos ajudar com alguns alimentos, com sorrisos, com palavras de carinho a quem se cruza connosco na estrada.

Não vamos puder ajudar todos, mas pelo menos, ajudamos alguém.



Imagem retirada do Google.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Coisas que não suporto #2

Trazer trabalho para casa, que tenho de entregar amanha, e não ter a mínima vontade de o fazer...

Don´t trust anyone


= S

 

Imagem retirada do Google.

Ando atolada de coisas #1

Pois é, isto de ter decidido que ia fazer Mestrado, Ordem e Escritório ao mesmo tempo só podia dar asneira.

Claro que não tenho tempo pra me coçar...

Tenho dois livros para ler para dois testes no mestrado mais dois trabalhos para o mesmo (que vai implicar ler mais uns tantos livros e pesquisas na biblioteca e ler coisas em estrangeiro que é sempre muito agradável), tenho trabalho no escritório, uma acção pendente à quase 2 meses (creio que qualquer dia a mulher mata-me), fora as coisas urgentes com prazo, e seis exames para fazer na ordem, neste nem vale a pena dizer-vos quantas coisas tenho que ver não é.

Enfim, quem tiver por aí uma solução milagrosa de aguentar um mês sem dormir, aceitam-se sugestões ...

Coisas que não suporto #1

Colegas de trabalho, mais antigos que eu, que pensam que esse estatuto lhes atribui algum poder sobre os Colegas mais novos... Fiem-se nisso...!!


Desconfio que todos os homens sejam bipolares!

Não sei se é invenção minha ou uma qualquer toeria recambulesca que me veio ao pensamento, mas confiar nos homens é um papel que exige mestria e dedicação.

Há dias em que todos eles são dedicação, carinho, afecto, há outros em que simplesmente deitam o detective cá para fora (fruto quiça de muitas horas de inspector gadget) e pensam que todo o mundo tem uma conspiração contra eles.

A sério e dizem que as mulheres são complicadas? 

Tentem conviver com o meu namorado e vão achar que as mulheres são a coisa mais transparente que existe.

Às vezes não há paciência que chegue no mundo para as suas teorias...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os obstáculos da vida...

Anda uma rapariga a estudar quatro anos, numa licenciatura de Direito, modalidade nada fácil e que nos absorve a maior parte do tempo.

Depois de estudar horrores, acaba o curso com distinção e segue para a nova etapa da vida. O sonho de ser Advogada!

Mas, para isso, tem que se inscrever na ordem que regula o acesso a essa profissão. Assim faz, pagando de imediato a taxa de inscrição (700€).
Ora para quem nunca trabalhou, como é que um Estagiário não remunerado vai buscar o dinheiro para lhes pagar?... Mas isso é um assunto que ocupará outros carnavais...

Assiste às aulas de formação inicial e de seguida, realiza 6 exames para acesso a uma 2ª fase (altura em que poderá ir para tribunais e efectuar diligências com alguma pouca autonomia.

Contudo, um dos exames corre mal e tem que se inscrever no exame de recurso. Que demora quase um ano a ser marcado.
Ora, neste tempo, o Estagiário encontra-se a marinar no escritório do patrono, onde realiza todo o tipo de trabalho e já é mais estagiário de 2ª fase, do que aquela em que efectivamente se encontra.

Mas, relembro, encontramo-nos a marinar na 1ª fase e à espera de um exame que ainda nem sequer foi marcado.

Por outras andanças, liga o estagiário para a ordem, que o informa que a sua cédula se encontra suspensa. Porque? Porque não se inscreveu no prazo estipulado para realizar o exame de recurso.

WTF????

Na altura, informaram-me que o prazo seria divulgado na internet, coisa que nunca aconteceu. E acreditem que eu pesquisei horas a fio o site de uma ponta a outra para ver se me tinha escapado tal informação.

Pergunto o que posso fazer para resolver tal situação, já que tava suspensa e nunca fui notificada de tal posição.
Do outro lado "Oh Dra. agora não pode fazer nada, tem que inscrever novamente e começar tudo de novo! E pagar novamente os 700€ de inscrição mais os 150€ para a realização dos exames"...

E ainda há pessoas que perguntam como é que nos EUA o pessoal pega em armas e começa a disparar à sorte...

Já faltou mais em Portugal para isso acontecer...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dúvidas e Questões


Andei a pensar e a pesquisar em vários blogs e sites de fóruns e, cheguei à conclusão que muitas pessoas têm uma visão errada do mundo jurídico...

Então decidi, uma vez que estou a frequentar o meu estágio de Advocacia, criar um espaço aqui no blog para responder a questões jurídicas...

A partir de hoje atrevam-se "dare you" a fazer perguntas...

Cá espero...


Imagem retirada do Google.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Depois da tempestade....

Vem a revolta e o sentimento de incapacidade...

Andei desaparecida nos últimos tempos, porque a vida profissional não anda fácil.

Meninas, aprendemos desde cedo para não confiar nas pessoas que nos são estranhas, que não nos transmitem aquela sensação de confiança, e facto é, que quando crescemos perdemos um pouco esse valor.

Quer seja pela nossa educação, que nos interpela a dirigir palavra, quer porque essas pessoas se encontram em órgãos institucionais e, tendemos a confiar nelas...

Foi o que me aconteceu... Acreditei numa funcionária da instituição que regula o acesso à minha profissão e o que aconteceu? Graças a uma má informação deixei passar um prazo de inscrição, que fez com que a minha cédula fosse suspensa, e pior que tudo, me obriga a começar tudo de novo..

Com todos os gastos daí inerentes, quer temporais, quer monetários. E estes últimos doem mesmo na carteira...

Sinto-me frustada. Recorri da minha posição e a resposta que obtive foi um indeferimento.. Expliquei que o erro não era meu, mas ainda assim.... NADA!!!

Andei uns dias em baixo, mas a verdade... É que no meio disto tudo, os verdadeiros amigos edificarem as suas raízes no meu coração.

Todos eles, se prontificaram a ajudar-me. E a emprestar-me o dinheiro se eu precisasse...

Claro, que o destaque aqui fica no meu melhor amigo, no meu companheiro, no meu boyfriend... Esse esteve lá em todos os momentos... Disse até que me dava o dinheiro, que não o queria só para que eu pudesse continuar o meu sonho.

É nestes momentos de angústia que o verdadeiro carácter das pessoas se revela. E ainda bem, que eu tenho pessoas bem intencionadas ao meu lado.

A todos eles um beijinho com um sentimento muito especial... Obrigada por estarem aí para mim...