quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pela primeira vez...

ajudei duas pessoas a divorciarem-se... Tratei de todas as papeladas, fui à conservatória...

E não pude deixar de pensar, que por um momento, aquilo foi o fim de uma era, de um potencial "felizes para sempre" e que seguiu o pensamento populista de "o amor é eterno enquanto dura"...

e a vida segue sempre...

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

E já lá vão...

20 dias... 20 dias de desaparecimento...

Entre exames, problemas do escritório e ordem a dar comigo em doida... Precisei de um tempo pra mim.

Mas, escrevo este post, num tom um pouco descrente e decepcionada.

Em Janeiro fiz um ano de estágio aqui no escritório. E, como os meus chefes nunca mais se chegavam à frente (€), falei com o Advogado que me fez a entrevista à um ano.

Só para não perderem a lógica da minha conversa, na entrevista disseram que só pagavam na 2ª fase de estágio ou não, dependia da prestação do estagiário. Se atingisse certas expectativas podiam pagar antes.

Ora, o que é que uma pessoa faz? Esforça-se para ser o melhor que conseguir...

Contudo,

Eu ainda não estou na 2ª fase, porque precisei de repetir um dos meus exames da OA. Primeiro fiquei 8 meses à espera que o marcassem, depois descobri que me deram informações erradas (a própria OA) levando a que a minha inscrição no exame não se fizesse dentro do prazo e com isso.... ter de repetir tudo desde o início....

E quando digo tudo, é mesmo tudo... Ter que repetir formações, exames, perder tempo... E pagar novamente 850€...

É um assunto que ainda me custa falar... Porque a decepção começou aí... Foi em Novembro que descobri que eles me tinham suspendido a inscrição (sem nunca me terem sequer avisado) e que isso me obrigava a repetir tudo...

Tendo em conta, que o exame que eu tinha de repetir só se vai realizar no dia 22 de Fevereiro de 2013. Ora, tempo não faltava para eles assumirem o erro e aceitarem a minha inscrição. Mas não, preferem receber mais 850€ e lixar a vida a uma estagiária que trabalha à mais de um ano e não recebe um único cêntimo por isso.

Escudando-se no ponto de, o estatuto prevê lá tudo... Tá certo, também prevê muita coisa que voçês não cumprem e outras já consideradas inconstitucionais, pelo que, não me parece um argumento válido!!!

Mas, retomando o ponto anterior, falei com o meu chefe, e ele muito admirado disse que não esperava que eu lhe pedisse ordenado.

Ora, é suposto não comermos durante o estágio??? Pondo isto em termos que se percebam. Porque todos conhecem aquela célebre frase "o dinheiro não traz felicidade", mas sem dinheiro também não se faz merda nenhuma!

Mas que percebia o facto de eu querer receber... Mas que também tinha tido o azar de me informarem mal... Que a empresa estava em reestruturação... Que não sabiam o que iriam fazer... Que precisava de tempo para reunir os sócios para conversarem... Que iriam fazer alterações físicas na sociedade...

Como se costuma dizer em bom português "desculpas de mau pagador"!!!

Eu até percebia que não me quisessem pagar se eu simplesmente não fosse competente. Neste último ano, passaram por aqui duas estagiárias de bradar aos céus... E eles reconheceram isso... Reconhecem que é muito difícil encontrar bons estagiários...

Não sou estagiária de 2ª fase, mas já tenho reuniões sozinha com os clientes, já trato de processos completamente sozinha, trato de todas as questões de insolvência e trabalho aqui do escritório, perguntam-me coisas de algum relevo, confiam nas minhas palavras e competências técnicas, pedem-me inclusivé minutas...
E dizem que não contavam que pedisse ordenado???

Mas este pessoal tá louco? A sério que não percebo!!!

Não consigo perceber em que momento se começou a ver os estagiários como fonte de exploração económica. É que não sou só eu que sou explorada... São também os meus pais, que com 24 anos, ainda me sustentam. Porque querem que eu não trabalhe para me dedicar a 100% ao meu mestrado e estágio... que seja o melhor que conseguir... porque eles, coitados, não têm mais do que a 4ª classe e têm um orgulho enorme da filha... de poder dizer que a filha é Advogada... que o conseguiu sem ajudas...

Mas,

Sinto-me revoltada e com plena consciência que em Portugal não vou conseguir viver condignamente.
Sinto-me a desistir de um país de corruptos, onde só se consegue viver com cunhas e favores de joelhos...
Sinto-me frustrada...
 

E vocês, vivem num mundo melhor que o meu, aqui, em Portugal, o espacinho de céu à beira mar plantado?



 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coisas que me irritam

gozar com uma pessoa, só porque além de estar doente, ficou afónica...

Diga-se que a pessoa é aqui a dita cuja... 

Qualquer dia... qualquer dia...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comecei mesmo bem o ano....

Com um raio de uma constipação.... E posso agradecer a quem??? Ao meu querido boyfriend...

Que raio... Tou completamente afónica, sempre que espirro sinto uma dorzinha quase lasciva na minha garganta e nem vou falar da tosse e do facto de não sentir os meus pulmões à mais de 2 dias...

Mas vim trabalhar porque há coisas que têm mesmo de ser...

O meu verdadeiro sonho era tar assim
Triste sorte a minha =(....


Imagem retirada do Google








quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

É por estas e por outras....

que o país vai de mal a pior.

Conversa de autocarro, entre duas senhoras de meia idade:

1. Então sempre mudaste de casa?
2. Sim, a casa até é bem grande e jeitosa, tem 2 quartos, uma sala bem grande e uma cozinha também e ainda tem uma dispensa e um hall de entrada com bastante espaço.
1. E quanto é que pagas agora?
2. Pago 100€.
1. Pois, mas são outras condições.

Até aqui, nada de muito anormal. E continua,

2. O pior é o que se paga de água e luz, ronda sempre os 50/60€ por mês de cada um.
1. É verdade, está muito caro, tem que se ter muita atenção.

Onde está o problema?

 - No facto, dessa Senhora, ilustrada aqui pelo número 2., morar num bairro social, num apartamento totalmente novo, pagar uma miséria de renda, usufruir de pensões sociais, mas andar super bem vestida, ter um telemóvel melhor que o meu e toda a sua familía, ostentar sinais de riqueza.

Pergunto-me porque raio, andam os meus pais a trabalhar 10 a 12h por dia, para puderem ter um mínimo de dignidade, pagarem todos os impostos e mais alguma coisa, pagaram mais de 400€ ao banco, terem de pagar todos os meus estudos, e nunca, mas nunca, terem tido qualquer subsídio do estado, excepção do abono de família até à 2 anos atrás no valor de 20€,....

E não são os únicos, conheço muitas pessoas, que trabalham e têm muito dinheiro, mas recebem todos os subsídios e mais alguns da segurança social.

E eu? Trabalho 8h por dia, quando não é mais, não recebo um único cêntimo, porque como sou estagiária, tenho é de agradecer o facto de ter patrono. Logo, os meus pais continuam a inchar para me manter... E mais, ainda tem a lata de dizer que o escritório no ano passado manteve uma boa bolsa de clientes e teve crescimento económico.

E pergunto-me: O que raio ando eu aqui a fazer?